Parcelamento do IPVA 2022: Como Parcelar IPVA Atrasado (SEFAZ)

Os proprietários de veículos todos os anos ficam apreensivos sobre a melhor forma de quitar os débitos e ir sempre em dia com o Detran do Estado. Uma das maiores buscas é no que se refere ao parcelamento do IPVA 2022 e as melhores formas de quitar o débito. Veja a seguir mais detalhes de como resolver este problema e realizar o parcelamento do IPVA 2022!

parcelamento do IPVA 2022
Parcelamento do IPVA 2022

Como consultar o IPVA 2022

O IPVA é um dos impostos mais conhecidos no país. É de categoria anual e pagamento obrigatório, além disso, tem o Detran como órgão que administra o pagamento, calendários e libera as regras para quitação do débito.

A melhor forma para fazer uma consulta IPVA 2022, é acessando o portal do Detran. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o portal oficial do Detran do seu estado;
  • Procurar por serviços;
  • Veículos e consultar;
  • Informar os dados como placa veicular e número do RENAVAM e acessar o sistema.

Essa é uma forma simples e fácil de verificar não apenas os débitos relacionados ao IPVA, mas todos as pendências e taxas junto ao sistema.

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos.

A receita do IPVA é partilhada entre o Estado (50%) e o município (50%) onde o veículo é licenciado e destina-se ao financiamento de serviços básicos à população (saúde, educação, transporte, segurança, habitação etc.).

Fonte: Portal UOL

Apesar da consciência a respeito da necessidade de pagamento, algumas pessoas não conseguem regularizar a pendência e ficam em débito com o DETRAN IPVA 2022. Desse modo, a melhor forma é realizar o parcelamento do IPVA 2022.

Essa é uma forma efetiva que além de possibilitar o pagamento e evitar o nome no Serviço de Proteção ao Crédito garante que o contribuinte esteja em dia com o sistema, mesmo que as outras parcelas ainda estejam pendentes.


Onde realizar o parcelamento do IPVA 2022

O parcelamento do IPVA 2022 é realizado através do portal da Secretaria da Fazenda do Estado.

Geralmente, as pessoas que buscam o serviço são aquelas que não conseguiram cumprir o calendário pré estabelecido pelo Detran e estão em débito com o sistema.

Uma boa dica é realizar a simulação antes do parcelamento do IPVA 2022. Essa é uma maneira do contribuinte ter uma noção a respeito do valor a ser pago e das multas empregadas durante o parcelamento do IPVA.

parcelamento do IPVA 2022

As regras variam a depender de cada estado. Entretanto, para realizar a simulação é necessário informar o número do RENAVAM 2022. A quantidade de parcelas pode variar de 10 a 12. Fatores como valor da pendência e localidade do parcelamento são levados em consideração neste momento.


Como acessar o débito do IPVA

Apesar de que cada portal SEFAZ IPVA 2022 tem a sua forma de acesso, em grande maioria, o contribuinte pode realizar a busca da pendência da seguinte forma:

  • Acessar o portal do SEFAZ do seu estado;
  • Buscar por IPVA;
  • Clicar em consultar e realizar o parcelamento.

É fundamental que após o parcelamento, sejam respeitadas as datas estabelecidas pelo órgão. Isso porque o novo calendário é liberado e não o predominante no portal do Detran.

parcelamento do IPVA 2022

Alguns portais exigem que seja acessado um requerimento de parcelamento e o envio de documentos de identificação do contribuinte. As regras podem variar a depender de cada estado em relação ao IPVA 2022, cabe a Secretaria da Fazenda informar o proceder de cada ação.

A SEFAZ é o órgão que tem a principal função de arrecadação fiscal das ações de categoria estadual. Para mais informações sobre o parcelamento do IPVA 2022, continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Parcelamento do IPVA 2022: Como Parcelar IPVA Atrasado (SEFAZ)

Sophia Melo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre IPVA e demais assuntos envolvendo o pagamento de impostos direcionados aos motoristas e proprietários de veículos.