Pagar IPVA com Cartão de Crédito em 2022: Como Parcelar IPVA?

Os contribuintes que estão em débito com o Detran do estado e querem saber como pagar IPVA com cartão de crédito em 2022, o ideal é que as pendências sejam quitadas nos prazos estabelecidos pelo órgão afim de evitar prejuízos. Contudo, alguns imprevistos podem acontecer. Se esse for o seu caso e você quiser saber como pagar IPVA com cartão de crédito em 2022 e realizar o parcelamento de forma correta, continue acompanhando o portal!

Pagar IPVA com cartão de crédito em 2022
Pagar IPVA com cartão de crédito em 2022

Como consultar o IPVA?

O IPVA é um pagamento que deve ser feito anualmente por cada proprietário veicular. A principal forma de consulta é através do portal do Detran do estado.

Contudo, o site relacionado à Secretaria da Fazenda também pode realizar a liberação da consulta e do calendário a fim de informar o contribuinte.

O calendário do IPVA 2022 estabelece as datas separadas de acordo com final da placa veicular. Entretanto, é válido destacar que o pagamento pode ser na modalidade cota única ou parcelado.

A cota única é uma maneira de pagar o valor em sua totalidade. Já o parcelamento varia a depender de cada estado. 

Para consultar as pendências, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal do Detran do seu estado;
  • Procure por serviços
  • Vá em consultas;
  • Informe os dados pedidos e clique.

Essa modalidade de acesso serve também para consultar outras pendências junto ao portal. O pagamento à vista é a forma mais efetiva de realizar o pagamento, isso porque os Detran’s oferecem um desconto e não há acréscimo de juros.

Já as pessoas que decidem pagar IPVA com cartão de crédito em 2022 recebem o valor acrescido de juros, contudo, existe um prazo maior de pagamento.

Veja a seguir como realizar o procedimento e ficar em dia com o Detran do seu estado.


Como pagar IPVA com cartão de crédito em 2022?

O parcelamento comum estabelecido pelo Detran pode ser feito após a realização da consulta do débito junto ao portal. Contudo, às vezes há a necessidade de realizar um parcelamento do IPVA 2022 maior.

Sendo assim, a SEFAZ fornece a lista de empresas que participam do procedimento e realizam um parcelamento maior que 3x. 

Os juros são acrescidos dependendo de cada portal e empresa responsável pela transação. A forma de consulta IPVA 2022 ou de realização do procedimento pode variar a depender de cada região. Porém, o método mais comum é seguindo os passos:

  • Acesse o site da SEFAZ de sua cidade;
  • Vá em IPVA;
  • Procure por débitos;
  • Clique em parcelamento;
  • Realize o preenchimento do formulário e escolha a quantidade de parcelas que deseja.

É muito importante que sejam cumpridos os prazos estabelecidos pelo Detran. Isso porque devido o tributo ser de natureza obrigatória, caso os prazos não sejam respeitados os valores podem ser acrescidos em 20% acrescidos da Taxa Selic.

pagar IPVA com cartão de crédito em 2022

Entre os problemas que podem ser desencadeados além de multas, estão a perda de 7 pontos na carteira, apreensão veicular e cobrança de cerca de R$ 293.


De que forma pode ser realizado o parcelamento?

No momento do acesso ao débito, as opções de pagamento serão apresentadas no sistema. É válido lembrar que as pessoas que desejam pagar IPVA com cartão de crédito em 2022 também podem optar pela escolha em débitos pendentes.

pagar IPVA com cartão de crédito em 2022

As pessoas que estiverem com o IPVA atrasado 2022, também podem ser parcelados. Nesta fase, novos prazos serão disponibilizados a fim de facilitar o pagamento da pendência.

Para acessar mais informações e ter sempre esclarecimentos e novidades sobre como pagar IPVA com cartão de crédito em 2022, continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Pagar IPVA com Cartão de Crédito em 2022: Como Parcelar IPVA?

Sophia Melo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre IPVA e demais assuntos envolvendo o pagamento de impostos direcionados aos motoristas e proprietários de veículos.