IPVA 2022 AP: Calendário, Pagamento, Valor e Consulta (Detran)

O IPVA 2022 AP é um imposto veicular obrigatório no estado e deve ser quitado anualmente. O Detran do Amapá é o órgão responsável por disponibilizar as datas necessárias para pagamento, assim como o valor do débito. A consulta é o único meio para ter acesso aos débitos referentes ao IPVA 2022 AP. Para mais detalhes e esclarecimentos sobre o tema, continue acompanhando o texto abaixo!

IPVA 2022 AP
IPVA 2022 AP

Onde acessar o calendário do IPVA 2022 AP

A tabela pode ser acessada através do portal  do Detran e do Sefaz IPVA 2022. Por meio dos sites oficiais, os contribuintes ficam sabendo a respeito do prazo para quitar a dívida.

A tabela regulariza o sistema, organiza os pagamentos e direciona o dia adequado de acordo com cada final da placa veicular.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA é uma taxa obrigatória em todo o país que substituiu a TRU- Taxa Rodoviária Única. O valor arrecadado é direcionado aos projetos sociais incluindo saúde e educação.

✓ Veja outros detalhes do IPVA em demais estados do Norte do Brasil:

O calendário pode ser modificado anualmente, eis a necessidade de estar sempre acompanhando as informações por meio do portal do DETRAN IPVA 2022. Contudo, logo mais abaixo separamos a tabela mais recente. Acompanhe:

  • Cota 1: 15 de março;
  • Cota 2: 15 de abril;
  • Cota 3: 17 de maio;
  • Cota 4: 15 de junho;
  • Cota 5: 15 de julho;
  • Cota 6: 16 de agosto.

Como realizar a consulta do IPVA 2022 AP

Os débitos do IPVA 2022 podem ser acessados por meio do portal. A consulta é fácil e para detalhar ainda mais separamos o passo a passo abaixo. Acompanhe:

  • Acesse o portal oficial do IPVA 2022 AP aqui;

IPVA 2022 AP

  • Clique em veículos;
  • Vá para consulta de veículos;
  • Insira as informações e avance.

No questionário, os dados pedidos são referentes à placa e Renavam. De acordo com o portal, com essa consulta, o contribuinte pode ter acesso às amplas informações.

As características do veículo perante o sistema, as multas, débitos, pagamentos realizados, IPVA, dados do seguro e licenciamento, todas essas informações são esclarecidas no site.

Através do portal da Secretaria da Fazenda, o contribuinte também pode acessar o calendário e as modalidades de pagamento. Para mais informações, clique aqui.


Como pagar o imposto veicular no Amapá

As formas de pagamento são no total de duas. O contribuinte pode escolher a modalidade à vista ou parcelada. O estado permite o parcelamento em até 6 vezes.

Os boletos de pagamento podem ser acessados nos sites oficiais acima, além disso, os boxes do Departamento de Trânsito do estado e as unidades da Rede Super fácil são locais que também disponibilizam a guia de pagamento.

IPVA 2022 AP

É fundamental informar que a depender das condições estaduais, o governo pode prorrogar as datas de pagamento e realizar mudanças nos formatos para quitação do débito.

Quem deseja realizar o pagamento à vista tem direito a um desconto de 20%. O mesmo não se refere ao pagamento parcelado.

Para automóveis, caminhonetes, e embarcações recreativas ou esportivas, inclusive jet-ski e aeronaves não destinadas à atividade comercial, a alíquota do IPVA é de 3% sobre o preço do automóvel. Já para ônibus, caminhões, micro-ônibus, motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadrículos e triciclos, o índice é de 1,5%

Deficientes físicos, autistas e doentes renais podem solicitar a isenção do IPVA no Amapá. Para garantir o benefício, os interessados devem apresentar laudo médico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) ou serviço público de saúde que especifique o tipo de deficiência e/ou doença.

Fonte: Portal G1

Para mais informações sobre o IPVA 2022 AP, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2022 AP: Calendário, Pagamento, Valor e Consulta (Detran)

Sophia Melo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre IPVA e demais assuntos envolvendo o pagamento de impostos direcionados aos motoristas e proprietários de veículos.