Para responder às dúvidas dos condutores e saber se é possível fazer licenciamento do carro com multa, logo abaixo separamos as principais informações sobre a probabilidade desse evento acontecer. Para mais detalhes e saber se é possível fazer licenciamento do carro com multa, além de regras do Detran, continue acompanhando o texto a seguir!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é licenciamento?
O licenciamento é uma taxa de categoria obrigatória e paga anualmente. A principal função é analisar o cadastro do motorista e liberar a permissão para circulação em vias públicas.
O valor depende de cada região e é estabelecido através do Departamento Estadual de Trânsito do Estado. É importante mencionar também que cada motorista pode ter um valor do licenciamento 2022.
Já as multas e débitos preexistentes também são levados em consideração no ato do pagamento.
Após o vencimento do documento, o condutor tem até 30 dias para renovação no mesmo. O veículo que for pego circulando em vias públicas pode trazer inúmeras consequências ao condutor.
Entre os principais problemas estão: perda de pontos na carteira, multa em torno de R$ 293 e apreensão veicular.
Depois do pagamento efetuado e após o prazo de 48 horas, o condutor pode ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento Veicular CRLV.
Agora de categoria eletrônica, o documento pode ser acessado facilmente em aparelhos celulares e Tablets.
Entretanto, os condutores que desejam ter acesso ao documento físico podem imprimir as informações nos portais do Detran e acessar através do aplicativo Carteira digital de trânsito.
Veja a seguir se é possível fazer licenciamento de carro com multa e saiba como consultar o seu débito!
Como consultar licenciamento veicular ?
O licenciamento 2022 veicular pode ser consultado através do portal do Detran do seu estado. Apesar do acesso ser em cada Portal, as formas de consulta são similares.
Veja a seguir como consultar as pendências junto ao órgão.
- Acesse portal do Detran;
- Clique em serviços;
- Vá para consulta de veículos;
- Preencha o número do Renavam e a placa veicular;
- Envie as informações.
Após a realização do procedimento, o órgão será responsável por informar todas as pendências do contribuinte. Juntamente à taxa de licenciamento, todos os débitos serão incluídos como por exemplo, IPVA, seguro DPVAT, multas e afins.
É importante mencionar que para que o contribuinte não realize o pagamento com multas, é preciso seguir o calendário do licenciamento 2022 estipulado pelo Detran.
Através do calendário, é possível informar sobre a quantidade de parcelas e o percentual de desconto atribuído àqueles que vão realizar o pagamento no formato cota única ou modelo à vista.
Os descontos têm a principal função de incentivar o condutor a realizar a quitação do débito. Contudo, os valores podem variar entre 5% e 20%.
✓ Veja mais informações sobre impostos veiculares:
Em alguns estados, o Detran também estabelece descontos para aqueles que cumprirem o dia mesmo em casos em que o pagamento é parcelado.
As pessoas que desejam ter uma maior quantidade de parcelas devem direcionar a aba do cartão de crédito no portal do Detran do Estado.
Veja a seguir mais informações e saiba se é possível fazer licenciamento de carro com multa.
É possível fazer licenciamento de carro com multa?
Apesar da dúvida ser recorrente, a resposta é não. O licenciamento só é possível ser realizado através do pagamento de todas as taxas necessárias e tarifas pendentes junto ao órgão.
Sendo assim, ou o motorista adianta os pagamentos em período oportuno e estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito, ou no ato do pagamento do licenciamento sejam quitados todos os débitos existentes no nome daquele contribuinte.
Para saber mais detalhes e saber se é possível fazer licenciamento de carro com multa, continue acompanhando o portal.