Muitos motoristas querem saber como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022. Portanto, separamos as principais informações a seguir sobre como resolver este problema e o que pode ser feito para quitar o débito. Continue acompanhando a seguir e veja como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022!
GUIA DE CONTEÚDO
Por que pagar o licenciamento?
O licenciamento é o chamado documento do veículo e tem a principal função de garantir a permissibilidade para que o motorista possa transitar em vias públicas livremente.
Sendo assim, é de fundamental importância que o pagamento esteja em dia a fim de evitar irregularidades com o órgão. As datas são estabelecidas de acordo com cada estado.
Dessa forma, os Departamentos Estaduais de Trânsito se encarregam pelo calendário, assim como prazos e modalidades de pagamento. Os valores podem ser à vista e parcelados.
Os valores quando escolhidos para pagamento à vista recebem um desconto especial como forma de incentivar a quitação do débito. Os descontos geralmente são atraentes podendo chegar a uma redução de 20% do valor do licenciamento 2022.
Entretanto, em situações em que o motorista não pode realizar o pagamento em sua totalidade, o parcelamento pode ser uma escolha.
Na tabela do licenciamento são estabelecidos os valores para o parcelamento. Os percentuais de desconto podem existir a depender da região e a facilidade de pagamento parcelado não imputa juros, sendo um atrativo aos motoristas.
Porém, caso o condutor deseje parcelas maiores pode realizar o procedimento utilizando a modalidade cartão de crédito. Para essa escolha, as parcelas podem ser divididas em até 12x, com juros, de acordo com a empresa do cartão.
É válido mencionar que transitar com o documento vencido é considerado infração gravíssima e gerar multa em torno de R$ 293, perda de pontos na carteira e apreensão veicular.
Veja a seguir mais detalhes e saiba como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022.
Como consultar o IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou também chamado IPVA é um tributo obrigatório e que deve ser pago anualmente.
Para cobrar o tributo, o Estado avalia o preço de mercado do automóvel. A quantia é calculada sobre o valor venal do veículo, que pode variar entre 1,5% até 4%. Para determinar o preço de mercado o governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Fonte: Portal Creditas
Para consultar as informações assim como o modo de pagamento é fundamental acessar o portal oficial do Detran do seu estado e conferir juntamente na aba “consultas”.
✓ Confira alguns dos artigos mais buscados no site:
Contudo, é importante lembrar que o site da Secretaria da Fazenda também se encarrega das informações, libera guias de pagamento e comentários sobre a facilidade de pagamento.
Veja a seguir mais informações.
Como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022?
O IPVA e o licenciamento são tributos obrigatórios. Sendo assim, é fundamental que ambos sejam quitados na data correta.
O licenciamento pode ser dito como a última taxa veicular a ser paga seguindo o calendário do Detran. Desse modo, para pagar o licenciamento é preciso antes ter pago o IPVA assim como todos os débitos, tributos, taxas e multas acometidas.
O que pode acontecer é que o motorista realize o pagamento do IPVA 2022 antecipadamente. A quitação do débito também pode ser realizada juntamente com o licenciamento. Mas, um pagamento depende do outro.
Depois da realização da taxa de licenciamento, é liberada a CRLV digital 2022 em formato eletrônico. Para mais detalhes sobre como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022, continue acompanhando o portal.