IPVA 2022 BA: Calendário, Pagamento, Valor e Consulta (Detran)

O IPVA 2022 BA é um dos impostos que mais preocupam os contribuintes. Isso se deve principalmente a necessidade de pagamento de outros tributos que geralmente vencem no mesmo período que o IPVA 2022 BA. Para mais informações sobre calendário, consulta e valor, continue acompanhando abaixo!

 IPVA 2022 BA
IPVA 2022 BA

IPVA 2022 BA

O Imposto sobre Veículos tem inteira relação com o Licenciamento Veicular. Isso porque se o contribuinte não realizou o pagamento do IPVA 2022 não pode realizar a renovação do CRLV e fica impedido de trafegar nas vias.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é expedido anualmente e só é dispensado o porte do documento, caso haja no sistema uma forma de acessar a situação do veículo no momento da fiscalização.

A falta de atualização do documento pode causar problemas ao condutor, entre multas, pontos na carteira e até apreensão veicular, por exemplo.

O IPVA 2022 BA é um tributo que permite facilidade de pagamentos e descontos para quem deseja realizar a quitação na modalidade única. Para mais informações sobre valores e como consultar as dívidas, continue acompanhando a seguir.


Calendário IPVA 2022 BA

O calendário tem a principal intenção de facilitar a vida do condutor. Por meio do final da placa veicular, é estipulado os prazos para pagamento do IPVA 2022 BA.

A tabela é separada na modalidade, parcelamento ou pagamento único. O parcelamento do IPVA 2022 BA é dividido em três cotas com prazos pré-determinados.

Já a categoria cota única é separado por datas para aqueles que desejam realizar a quitação do débito de forma antecipada, com desconto, ou na data informada pelo calendário.

Para acessar o calendário completo, acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia – SEFAZ clique aqui.


Pagamento IPVA 2022 BA

Sefaz IPVA 2022 anunciou recentemente que o valor do imposto veicular no estado sofreria um desconto.

Segundo o órgão, a redução de 5% vale para os carros de passeio. No caso dos utilitários, o valor do IPVA terá queda de 4,7%, ônibus e micro-ônibus terão desconto de 2,7%, caminhões irão pagar menos 1,8% e, para as motos, a queda é de 1,7%. A redução média é de 3,2%.

Fonte: Globo

 ✓ Veja também as novidades do IPVA de estados vizinhos:

O desconto para quem cumprir o calendário pode chegar em até 10%, já para aqueles que decidirem quitar a primeira das três parcelas podem conseguir uma redução de até 5%.


Valor e Consulta do IPVA 2022

No site do Detran da Bahia é possível realizar a consulta veicular. Através do sistema, o contribuinte consegue as informações sobre a situação do veículo, assim como pendências, multas e possíveis problemas com o órgão.

Tanto no site do DETRAN IPVA 2022, quanto no SEFAZ do estado, o condutor pode ter acesso às condições de pagamento. Para acessar por meio do Detran-BA, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran-BA aqui;
  • Clique em serviços;

  • Depois vá para veículos;
  • Clique em situação de veículos;
  • Logo após vá para consultar situação.

Nesta última etapa, o condutor pode escolher realizar a consulta por meio do Renavam ou Chassi. Quem escolher a consulta pelo Renavam, basta digitar o número, preencher o reCAPTCHA ‘não sou um robô’ e clique em pesquisar. O processo com a pesquisa com o Chassi se dá da mesma forma.

IPVA 2022 BA


Novos locais de acesso ao IPVA BA 2022

Alguns serviços estão sendo migrados para o serviço do SAC do estado. Sendo assim, atendimentos para pagamentos presenciais podem ser feitos por meio do agendamento.

Para mais informações sobre agendamento, siga as instruções abaixo:

  • Acesse este site;
  • Clique em agendar;
  • Informe um login e uma senha;
  • Clique em entrar.

As pessoas que não tem cadastro podem realizar através do site. Para mais informações sobre o IPVA 2022 BA, continue acompanhando a página.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2022 BA: Calendário, Pagamento, Valor e Consulta (Detran)

Sophia Melo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre IPVA e demais assuntos envolvendo o pagamento de impostos direcionados aos motoristas e proprietários de veículos.