RENAVAM 2022: Consultar RENAVAM pela Placa e Chassi

O RENAVAM 2022 é muitas vezes um ponto de dúvida entre muitos condutores. Por meio deste número, as informações veiculares podem ser encontradas com uma maior facilidade. Sendo assim, separamos as principais informações sobre o RENAVAM 2022 e como consultar o número que é de tanta importância para os veículos e condutores. Acompanhe mais detalhes.

RENAVAM 2022
RENAVAM 2022

O que é RENAVAM2022

O RENAVAM é um número que tem a intenção de reunir todas as informações veiculares. Funciona como um RG ou CPF e por meio deste número, o contribuinte pode ter acesso aos débitos e multas veiculares.

Como são dígitos de categoria individual, o RENAVAM é liberado após o registro junto ao Detran do estado, sendo este o primeiro. A leitura do número também depende de como é feita.

Atualmente, os números liberados com a presença de dois zeros iniciais. Após estes dígitos, o restante dos números informam qual o estado onde o veículo foi cadastrado.

É fundamental que o condutor saiba localizar o número do RENAVAM 2022 para que não haja confusão com os algarismos da marca modelo, por exemplo.

✓ Dê uma olhada em mais informações ligadas ao seu veículo:

Além de não serem os mesmos números, o RENAVAM e o código da marca modelo apresentam funções diferentes. Enquanto o primeiro tem a ver com a identificação veicular, o segundo se refere ao tipo de veículo, a fabricação e a versão do automóvel.


Onde encontro o número do RENAVAM?

O Registro Nacional de Veículos Automotores pode ser encontrado no Certificado de Licenciamento. Este é um documento liberado após o pagamento do licenciamento 2022.

Essa taxa é de pagamento obrigatório e anual e pode ser quitada após o pagamento dos outros débitos veiculares.

Além disso, as pessoas irregularidades com o Detran e forem pegas trafegando em vias públicas podem ser multadas, perder pontos e ter o veículo apreendido, já que é considerado uma infração gravíssima.

O código RENAVAM 2022 pode ser encontrado na parte superior esquerda do documento. Através do número pode realizar a consulta do débito através do portal do Detran do seu estado. Para consultar basta seguir os passos:

  • Acessar o portal do Detran;
  • Clicar em serviços;
  • Ir para veículos;
  • Clicar em consultar;
  • Inserir os dados pedidos.

Os dados mencionados no portal geralmente são o número do RENAVAM e a placa do automóvel.


Como consultar o RENAVAM 2022?

O número do RENAVAM pode ser acessado através do Chassi ou da placa veicular. Através deste último, as consultas podem ser feitas através do portal do Detran do seu estado. Para conseguir realizar o acesso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o site oficial do Detran do seu estado;
  • Clique em ‘Consulta RENAVAM’;
  • Escolha a forma de busca através da placa veicular;
  • Insira os dígitos e realize a consulta.

RENAVAM 2022

O chassi também pode ser utilizado para busca. Funciona como identidade veicular e é composto por 11 dígitos.

O número do chassi é o documento de identidade de um veículo. Ele não se repete e, desde 1981, possui 17 caracteres, números e letras.

A sequência alfanumérica que compõe o chassi, chamada oficialmente número de identificação do veículo (VIN) traz várias informações sobre o automóvel, como seu modelo, onde e quando ele foi produzido

Fonte: Portal Autopapo UOL

RENAVAM 2022

Por meio do portal do Detran, o acesso ao RENAVAM pode ser executado por meio do Chassi. Basta seguir os mesmos passos acima. Contudo, em troca da busca pela placa, escolha a modalidade Chassi.

Para mais informações, novidades e esclarecimentos sobre o RENAVAM 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

RENAVAM 2022: Consultar RENAVAM pela Placa e Chassi