O licenciamento 2022 é uma taxa obrigatória e que deve ser quitada anualmente. O Detran de cada região estabelece o valor pago, assim como os prazos e as formas de pagamento. As pessoas que estão em débito com o Departamento de Trânsito podem sofrer consequências severas se não regularizar a situação o quanto antes. Para mais detalhes sobre o licenciamento 2022, continue acompanhando o texto a seguir!
GUIA DE CONTEÚDO
Como consultar o valor do licenciamento 2022
O valor do licenciamento é próprio de cada estado. A forma de consultar a pendência é acessando o portal oficial do seu estado. Veja a seguir o passo a passo:
- Acessar o site oficial do Detran de sua região;
- Clicar em veículos;
- Ir para consulta;
- Informar dados do Renavam e da placa veicular;
- Clicar em acessar.
Por mais que os portais possam se diferenciar, a similaridade na consulta dos débitos é grande e não traz dificuldades.
Por ser uma taxa obrigatória, caso o pagamento não seja feito obedecendo aos prazos do DETRAN IPVA 2022, o condutor pode sofrer grandes consequências, já que segundo as normas de trânsito a irregularidade do licenciamento é considerada infração gravíssima.
O licenciamento permite que o veículo possa trafegar em vias públicas e garante que o condutor esteja obedecendo às regras de trânsito.
É importante mencionar que, em sua maioria, o licenciamento não possui um calendário próprio. O Detran utiliza dos prazos do IPVA 2022 para estabelecer as datas de quem precisa quitar o débito.
✓ Dê uma olhada nas últimas notícias do IPVA em alguns estados:
Como o valor depende de cada região, não é possível explicar com detalhes um único valor. Contudo, se sabe que uma média da cobrança é em torno de R$ 100.
Veja a seguir mais detalhes sobre o licenciamento 2022.
Onde acessar a tabela do licenciamento?
O calendário, como mencionado, segue as datas do IPVA. Para acessar, basta entrar no portal oficial do Detran, ir para aba “IPVA” ou “licenciamento’.
As datas são separadas de acordo com o final da placa veicular e os atrasos podem trazer juros e pendências junto ao sistema. Além disso, caso o débito não seja quitado em tempo hábil, o Detran encaminha o nome do condutor para o Serviço de Proteção ao Crédito.
O pagamento é permitido após a quitação de todos os impostos veiculares. Sendo assim, não há a possibilidade de pagar o licenciamento estando com IPVA ou DPVAT vencido, por exemplo. O débito pode ser quitado através do Internet Banking, agências lotéricas ou bancos conveniados.
Como fazer o download do CRLV?
Após o pagamento do licenciamento 2022, o Detran libera o Certificado. Atualmente o documento está sendo liberado na modalidade eletrônica com a inserção dos dados do condutor e com a presença de um QR Code.
Esta é uma forma facilitada para o condutor, já que pode trafegar com o documento de maneira fácil e também uma forma de otimizar o sistema, já que o certificado é liberado logo após a comprovação do licenciamento 2022 pelo Detran. O download é feito pelo próprio portal e pode ser feito em aparelhos celulares e tablets.
O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é o documento que comprova que o veículo está legalizado e apto para trafegar. Por essa razão, o seu porte é obrigatório.
O documento deve ser emitido anualmente após o pagamento de todas as taxas do veículo, o que inclui impostos como o IPVA, além da taxa de licenciamento e o DPVAT, bem como possíveis pendências com multas.
Fonte: Portal UOL
As pessoas que desejarem realizar a impressão podem executar o procedimento por meio do portal do Detran. Uma outra forma é acessar o portal do Denatran e informar o número do CPF. É preciso criar um cadastro junto ao sistema.
Para mais detalhes sobre o licenciamento 2022 continue acompanhando o portal.