IPVA 2022 AL: Calendário, Pagamento, Valor e Consulta (Detran)

O IPVA 2022 AL está entre os tributos veiculares obrigatórios e precisa ser quitado anualmente. Cada estado é responsável pela própria tabela e pelos valores apresentados. A consulta é liberada pelo Detran de cada região e o valor é variável de acordo com cada veículo. Continue acompanhando a leitura abaixo e veja mais informações sobre o IPVA 2022 AL!

IPVA 2022 AL
IPVA 2022 AL

Calendário do IPVA 2022 AL

A tabela do imposto é liberada pelo Detran e Secretaria da Fazenda do estado. Para ter acesso às informações, você precisa acessar as abas de busca dos portais.

A tabela do IPVA 2022 AL tem a principal função de auxiliar os contribuintes no momento do pagamento, já que é organizada de acordo com o final da placa veicular.

Além disso, as datas na modalidade cota única e parcelada do IPVA 2022 AL também são disponibilizadas.

O calendário IPVA 2022 AL varia de acordo com cada região. A data para pagamento na categoria à vista e o dia estabelecido é 29 de janeiro para todos as placas veiculares.

Já para as datas parceladas, a tabela do IPVA 2022 é da seguinte forma:

  • 1 e 2: 26 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril, 28 de maio, 30 de junho, 30 de julho;
  • 3 e 4: 31 de março, 30 de abril, 28 de maio, 30 de junho; 30 de julho 31 de agosto;
  • 5 e 6: 30 de abril, 28 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro;
  • 7 e 8: 30 de abril, 28 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 29 de outubro;
  • 9 e 0: 30 de abril, 28 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 29 de outubro e 29 de novembro.

✓ Dê uma olhada no IPVA de outros estados Nordestinos:


Formas de pagamento do IPVA 2022 AL

Como mencionado, as formas de pagamento são duas. Na modalidade cota única, o contribuinte realiza o pagamento à vista com desconto de 10% seguindo o calendário estabelecido pelo estado.

No quesito parcelamento, o contribuinte pode dividir o IPVA 2022 AL em até seis parcelas. Nesse caso, o desconto não é incluso e precisa seguir o calendário para evitar possíveis multas e pendências no DETRAN IPVA 2022.

As parcelas, contudo, não podem ser menores que o valor de R$ 100.

O valor é em formato individual, pois depende de cada cadastro no sistema do Detran. Além disso, o valor é individual e depende de cada veículo e do preço estabelecido pelo mercado no ano de pagamento do imposto.

Dados como pendências anteriores, multas e juros pré estabelecidos também são levados em consideração.

Com o intuito de auxiliar na quitação dos débitos e evitar a presença de possíveis devedores, o estado também oferece desconto por meio da Nota Fiscal Cidadã através do Sefaz IPVA 2022.

De acordo com a Sefaz, é possível usar os créditos da Nota Fiscal Cidadão (NFC) para abatimento do IPVA. Para isso, é preciso realizar o procedimento até o dia 30 de dezembro.

O contribuinte que escolher abater o valor do tributo precisa solicitar no site da NFC. O veículo tem que estar no nome do usuário cadastrado na campanha para que o procedimento seja validado.

Fonte: Portal G1


Consultar o IPVA no Detran AL

Os débitos podem ser consultados por meio do portal do Detran. Para acessar, acompanhe os passos a seguir:

  • Acessar o site oficial do Detran aqui;

  • Clique em veículos;
  • Preencha o questionário;
  • Clique em acessar.

Essa modalidade permite a consulta de todos os dados e débitos, assim como a possibilidade de pagamento e quitação do débito de maneira mais facilitada.

No questionário precisa preencher dados do Renavam e da placa do veículo. O Renavam pode ser encontrado no Certificado de Licenciamento entregue após a quitação do débito.

Para mais informações sobre o IPVA 2022 AL, continue acessando esta página.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2022 AL: Calendário, Pagamento, Valor e Consulta (Detran)

Sophia Melo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre IPVA e demais assuntos envolvendo o pagamento de impostos direcionados aos motoristas e proprietários de veículos.