Emplacamento Digital 2022: Como funciona? Regras e Solicitação

O emplacamento digital 2022 chegou no Brasil para ficar. Essa facilidade tem ajudado milhares de motoristas e desburocratizado o sistema. Veja a seguir como solicitar, assim como as regras e como funciona o emplacamento digital 2022. Confira!

Emplacamento digital 2022
Emplacamento digital 2022

O que é emplacamento?

O emplacamento tem a principal função de realizar o registro do veículo junto ao Departamento de Trânsito de cada estado. Para liberação da placa é seguido uma regra, isto é, a sequência é de 3 letras e logo após 4 números.

Além disso, a coloração da placa varia de acordo com as atividades desempenhadas por aquele veículo e qual o proprietário, se executa as funções para órgãos públicos, privados, se os carros são particulares ou não.

É de responsabilidade do Detran realizar o procedimento de emplacamento veicular desde o momento inicial até o final.

Os documentos que são necessários apresentar são os já conhecidos: documento de identificação com foto, preferencialmente RG, CPF, comprovante de residência, CNH, questionário devidamente preenchido referente ao Renavam, nota fiscal da concessionária com a presença do Chassi.

Sendo assim, os passos para a realização do serviço são:

  • Realizar o pagamento da taxa referente ao serviço;
  • Solicitar o procedimento de combinação para a confecção da placa;
  • Realiza o pagamento das alíquotas estabelecidas pelo órgão responsável, o Detran.

É importante destacar que não é permitido transitar com o veículo sem o devido emplacamento. Exceto para transporte do veículo após a compra para o local onde será realizado o serviço. O prazo é de 15 dias. Mas como funciona o emplacamento digital 2022? 

✓ Veja mais informações sobre o licenciamento:


Como funciona o emplacamento digital 2022?

O emplacamento agora pode estar sendo realizado em formato digital e portanto, com menos tempo que o emplacamento convencional. De antemão, é válido sinalizar que por se tratar de um projeto novo, o formato eletrônico para o serviço só está sendo liberado para veículos novos.

Apelidado de PEI- Primeiro Emplacamento Inteligente- , a ação pode ser realizada ainda na concessionária. Para que a loja tenha autonomia para isso, é preciso ser parceira do Detran do estado e realizar um cadastro prévio.

As ações agilizam todo o processo, além de tudo é uma forma de atrair o cliente, já que não precisa dirigir-se a uma unidade do Detran para dar entrada na documentação do veículo.

Com o serviço da concessionária, o condutor já pode sair do local com a guia de licenciamento 2022 e o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular – CRLV na modalidade eletrônica.

A principal regra para que o emplacamento digital 2022 aconteça é que o veículo seja 0km e que a concessionária tenha cadastro no Detran do Estado.

Veja a seguir mais informações!


Como realizar o licenciamento veicular?

O licenciamento com o emplacamento digital 2022 acontece de forma rápida pela própria concessionária. Sendo assim, o documento é disponibilizado na modalidade eletrônica e o condutor pode ter acesso ao sistema por meio do aplicativo Carteira Digital Eletrônica.

É importante frisar que apesar dos documentos liberados serem na modalidade digital, o motorista que desejar ter o certificado físico, pode entrar no portal oficial do Detran do seu município e solicitar o download. 

O documento físico configura como sendo uma desburocratização, pois além de permitir que o motorista possa levar o documento para onde for, há a permissão de compartilhamento da CRLV digital 2022. 

A segurança é garantida e a veracidade documental pode ser acessada por meio do QR Code. Caso o motorista seja parado em uma blitz, é necessário que o aparelho eletrônico que conta a CRLV esteja devidamente carregado para evitar multas e consequências.

Para mais informações sobre o emplacamento digital 2022, continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Emplacamento Digital 2022: Como funciona? Regras e Solicitação

Sophia Melo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre IPVA e demais assuntos envolvendo o pagamento de impostos direcionados aos motoristas e proprietários de veículos.